domingo, 31 de janeiro de 2010

concursos públicos

A Polis Litoral Norte lançou um concurso público para a Elaboração de Projecto de Requalificação e Valorização da Frente Ribeirinha de Caminha com o objectivo dotar a frente ribeirinha deste núcleo urbano de condições de vivência e usufruto pela população e visitantes permitindo uma ligação rio/terra de qualidade.

Os concursos públicos têm essencialmente duas vantagens:
-Proporcionar variedade de propostas que introduzam ideias novas e criativas na resolução dos problemas;
- Capacidade de comparação das propostas e garantir a escolha da melhor das apresentadas a concurso.

Um exemplo que deveria generalizar-se em Ponte de Lima.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Arquitectura Contemporânea em Ponte de Lima (V)







Casa em Fontão - Ponte de Lima

Casa Torreada dos Barbosa Aranha


A câmara Municipal de Ponte de Lima decidiu na reunião ordinária de 25 de Janeiro a aquisição deste imóvel cuja degradação tinha vindo a ser acelerada e cuja situação vinha sendo alertada em vários blogues limianos. Segundo a autarquia, este edifício será uma extensão dos serviços municipais que carecem de espaços qualificados.

albergues de montanha






Através do projecto "Casas de Abrigo - Terapias da Natureza" o munícipio tem apostado na revitalização de antigas escolas primárias desactivadas para turismo ligado à natureza. Uma óptima ideia que tem ganho expressão pelo território nacional e que, aliado às excelentes localizações que estas antigas escolas gozam sobre a paisagem, será seguramente uma ideia a ser repetida.

Segundo o Portal do Município:

Recentemente foram integradas nesta rede mais quatro casas de Abrigo, que resultaram da recuperação das escolas primárias de Rendufe e S. Mamede. Pela sua localização e integração no meio irão promover uma intensa interacção entre o visitante a natureza e o mundo rural.

A integração da escola de Rendufe e de S.Mamede, na rede de Casas de Abrigo do Serviço Área Protegida e a posterior criação de actividades de lazer em redor das mesmas, vai permitir ao visitante desfrutar da qualidade ambiental e paisagística dos locais e de outros equipamentos existentes, como por exemplo o futuro Parque de Pesca de Rendufe.

De referir que estes locais serão geridos em rede, em parceria com os alojamentos já existentes no concelho, alojamentos que já contam com uma elevada taxa de sucesso. As Casas da Quinta Pedagógica de Pentieiros, a Casa do Cuco e a Casa da Floresta são alguns dos exemplos do sucesso deste tipo de projectos.

Arquitectura Contemporânea em Ponte de Lima (IV)





Adicionar imagemCentro comunitário de Arcozelo - Ponte de Lima Traços D´Arq

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Comunidade Artística Limiana




Comunidade Artística Limiana é uma iniciativa de Daniel Moreira, criador do projecto
Musica Profana, que pretende congregar numa associação cultural todos os conterrâneos que tenham paixão pelas várias artes (pintura, literatura, poesia, arquitectura, ilustração, música, etc). Porém, esta associação pretende ir mais além e assumir-se como futura promotora de uma agenda cultural que, em conjunto com a Câmara Municipal, possa ir de encontro aos gostos e aspirações de uma geração de limianos cujos horizontes alargam-se exponencialmente e consequentemente exigem uma oferta alternativa. É sobretudo uma comunidade que pretende usar a vila de Ponte de Lima como palco de actividades várias. Esta Comunidade Artística Limiana é também um grito de resistência a uma certa apatia e desânimo por parte de jovens limianos que cada vez mais têm consciência da necessidade de uma sociedade cada vez mais cultural. Ponte de Lima tem uma taxa de juventude interessante e activa e esse é o maior sinal de esperança para o Centro histórico de Ponte de Lima que se desertifica. O centro histórico atrai essa juventude. É necessário que a Câmara Municipal esteja aberta a qualquer iniciativa deste género e crie sinergias e condições para a fixação desta juventude que acredita numa Ponte de Lima como epicentro de uma nova realidade cultural que os orgulhe. Basta ter como referência a Cidade de Santa Maria da Feira, que apesar da sua reduzida escala, consegue manter uma agenda refrescante e atraente para vários públicos. É notável o esforço da Câmara Municipal na dinamização da agenda nos meses de Verão, no entanto esse esforço deve ser complementado. A futura Biblioteca Municipal manter-se no centro histórico é uma óptima medida que precisa de ser seguida por outros equipamentos que atraiam jovens como centros de estudos, casa de juventude, galerias de arte, alojamentos, parque de campismo, praia fluvial renovada como área de lazer e desportos de verão. Transcrevo a mensagem dirigida aos limianos por Daniel Moreira através da página da Comunidade Artística Limiana no Facebook:

"Recolha de trabalhos em qualquer género e em formato digital, de forma a poderem ser publicados numa edição online e impressa. Só conseguirei levar este projecto para a frente se colaborarem comigo. Não estou com muita paciência para andar sempre a pedir porque isto é uma oportunidade que estou a dar sem cobrar nada em troca. Se querem ver o vosso trabalho divulgado no nosso meio e não só, por favor colaborem. Se não conseguirmos que haja uma união à volta deste assunto já, nunca vamos conseguir mudar as coisas em Ponte de Lima.

Esta publicação pode servir para chamar a atenção da sociedade limiana para o facto de haver quem ainda se aventure e queira usar a Arte como forma de expressão, mesmo sabendo que é difícil vingar. Mais difícil é quando na própria terra ninguém conhece as suas capacidades e o seu trabalho. Não devia ser este o ponto de partida?

Isto interessa a todos, não só a artistas, porque estamos a falar da possibilidade da criação de uma associação cultural com espaço para exposições, concertos, workshops, etc. A falta de uma programação cultural moderna e contemporânea é uma realidade. A Câmara é limitada na sua programação, todos sabemos disso e todos queremos mais! Assim sendo, uma associação cultural em parceria com a Câmara Municipal pode muito bem ficar responsável pela agenda cultural da vila, ficando a cargo da Câmara a continuidade do que já existe.

Espero receber notícias vossas neste email: cal4990@gmail.com

Daniel Moreira
"

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Paisagens (I)




Este postal é curioso por retratar uma paisagem actualmente encoberta pela densa mancha arborizada da Avenida dos Plátanos (felizmente). É uma fotografia do princípio do séc. XX como denuncia a juventude dos Plátanos.


-Na cerca murada do lado esquerdo encontra-se o quintal onde posteriormente construiu-se o Mercado Municipal.

-O centro da fotografia é ocupada pelos terrenos pertencentes ao Palacete Villa Moraes. O pomar que deu lugar ao Hotel e Centro Ibérico era formado por uma sólida cerca gradeada pontuada nos cantos por pequenos miradouros. Apenas resta actualmente o nicho religioso voltado para o palacete junto à estrada e resultando num infeliz enquadramento.
Porém, é uma fotografia que relembra a posição hegemónica do palacete na sua relação com o rio. Não é difícil imaginar o impacto que provocaria para quem entrasse na vila por via fluvial. Era um edifício que procurou implantar-se numa posição altiva libertando as vistas para a paisagem a norte e criando um claro percurso de acesso ao rio.

-De notar as torres laterais da cerca que foram reduzidas à metade da sua altura. Procuravam, em conjunto com a volumetria do palacete, estabilizar a escala de todo o conjunto. O piso demolido das torres era constituído por elementos de ferro e madeira, pelo que a sua degradação aliada à mudança de proprietários ditou a sua demolição. No entanto, este pormenor foi esquecido na excepcional recuperação recente do palacete.


-À direita da fotografia encontra-se todo o conjunto do Convento de Santo António e Ordem Terceira de S.Francisco e o recém-inaugurado Teatro Diogo Bernardes.

sábado, 2 de janeiro de 2010