tag:blogger.com,1999:blog-3087898874025464293.post1762804596096647650..comments2024-02-15T22:07:51.421+00:00Comments on arquitectura e ponte de lima: Arquitectura desaparecida em Ponte de Lima (VIII)andré rochahttp://www.blogger.com/profile/02149673056522238109noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-3087898874025464293.post-64863440588806760802010-11-03T19:39:45.272+00:002010-11-03T19:39:45.272+00:00A avaliar nomeadamente pelos automóveis, as fotos ...A avaliar nomeadamente pelos automóveis, as fotos mencionadas como sendo dos anos 80 deverão ser de facto do início dos anos 70 ou mesmo anteriores. De resto, creio que o Posto da Polícia de Viação e Trânsito que se encontra à esquerda, numa das fotos, já em meados dos anos setenta servia de posto de venda de jornais e artigos afins.<br />Colocando de lado este pormenor, a questão do passeio coloca o problema da intervenção anteriormente efectuada ou seja, nos começos do século XX uma vez que também ele não existia à altura em que as muralhas da vila foram derrubadas pelos "arautos do progresso". Nessa perspectiva, deveríamos então recuperar o que ainda é possível ou seja, desenterrar o que resta da ponte que se encontra sepultada no Largo de Camões. Recordo que, por volta de 1983, comecei através do jornal "Cardeal Saraiva" por chamar a atenção para o interesse em recuperar as ameias da ponte que eté então se encontravam abandonadas no leito do rio Lima, o que só veio a verificar-se muito anos decorridos...<br />Importa saber a partir de que ponto se deve recuperar o património uma vez que, como qualquer monumento, é objecto de sucessivas intervenções ao longo da História.Carlos Gomeshttps://www.blogger.com/profile/13834982538321578394noreply@blogger.com