sábado, 17 de maio de 2008

Rua do Souto


Loja na Rua do Souto

4 comentários:

trigalfa disse...

Esta loja foi construida numa antiga Passagem que ia da Rua do Souto à Rua da Picota, com ligação à Rua da Porta Nova. Nesta existe um portão de ferro. Na Rua da Picota ainda existe parte da passagem tranformada em beco. Já foi colocada a hipótese de destruir todos estes obstáculos que foram criados no espaço público. Era um bom debate saber a opinião das pessoas sobre este tema. E a opinião dos especialistas, claro.

andré rocha disse...

É um óptimo debate. Existem várias travessas que foram fechadas dentro do núcleo do centro histórico. Para além deste caso existia também a ligação da Rua Beato Francisco Pacheco à Capela das Pereiras numa continuidade com a Ponte medieval mas também uma ligação contígua à torre dos Barbosa Aranha à Rua das Neves. Desconheço as razões que levaram ao seu fecho: insalubridade, espaços residuais, demasiado estreitos talvez. A realidade é que neste momento julgo que o centro histórico teria a ganhar com a abertura destes ramais tornando mais permeáveis certas ruas e largos mais isolados e subestimados como é o caso da Rua da Porta Nova e largo contíguo. É um bom tema que prometo desenvolver em futuros posts.

monteiro disse...

Na verdade Ponte de Lima precisa que se discuta muito mais as decisões que tem sido tomadas relativamente ao seu centro histórico.
É preciso fomentar o espirito critico, uma sociedade que discute o seu futuro, tem muitas mais possibilidades de se desenvolver de uma forma mais harmoniosa.
O trabalho que o André tem estado a desenvolver merece um elogio, pois tem alertado a comunidade Limiana para olhar de uma forma diferente para situações que nos passavam despercebidas.
Parabens.

Nasci Maria disse...

Lamento o meu desconhecimento destes factos que são aqui expostos. Acho que seria algo bem interessante.

Quanto a discutir algo em Ponte de Lima, só vejo mesmo estes ciber-espaços. Não vejo abertura para que alguém intervenha nos interesses alheios.

Prometo que ficarei mais atenta a todos estes pormenores. Navegar por este espaço, para mim que não sou especialista na matéria mas observadora, irei ainda tornar-me mais crítica e atenta a vários aspectos que a este tema diz respeito. Pelo facto de não atingir a olho nu alguns pormenores técnicos, acho que os estéticos ainda estão a funcionar.

Existem muitos pormenores já conversados entre amigos e familiares, também eles amantes desta terra, que vão ao encontro de tudo o que li por aqui. Irei depois enviar algumas fotos com pormenores bem engraçados.

Continuar é o Lema :)