quarta-feira, 15 de junho de 2011

Verde versus Areal

1995

2003

2011


É claro o desaparecimento nestes últimos 15 anos do tradicional areal que enquadrava Ponte de Lima. Alterações na qualidade das águas do Rio Lima, o desinteresse pela manutenção desta característica paisagística em detrimento de mais uns canteiros ajardinados assim como o crescimento de vegetação selvagem nas margens do rio, ditaram que neste momento a palavra "areal" já não seja literal. O verde detém a sua maior percentagem. Desta forma, o espaço de areia que marcava claramente as margens do rio em 1995 deu lugar em 2011 a uma paisagem monocromática onde a paisagem funde-se e confunde-se.

3 comentários:

Carlos Gomes disse...

Temos de aceitar que as margens do rio Lima eram desde há muito tempo afectadas por um excessivo assoreamento que colocava em causa não apenas a sua navegabilidade como ainda provocava a irregularização das suas margens e, desse modo, tornava a vila mais vulnerável às inundações provocadas pelas cheias. Mas o governo e as autarquias nunca souberam como lidar com o problema e tirar partido das excelentes condições naturais da região...
Primeiro foram as incontroladas extracções de inertes para a construção civil cujos fundões deixados no leito do rio foram a causa de inúmeras mortes por afogamento. Depois foi a construção do açude a jusante da ponte da Senhora da Guia que, entre outras consequências, passou a constituir uma barreira dificilmente transponível para a lampreia em época de desova. Agora é o ajardinamento e construção de passeios pedonais...por este andar, acabará por ser ali construído um parque de estacionamento devidamente alcatroado fazendo as águas do Lima correrem por entre paredes de betão!
O aproveitamento do rio Lima como zona de turismo e de lazer poderia contribuir para reabilitar os antigos ancoradouros, as embarcações tradicionais e as desaparecidas salinas junto à foz onde também existe o único moinho de maré conhecido na região - as azenhas de D. Prior! Mais ainda, a recuperação do trajecto e das estruturas nunca utilizadas da projectada linha férrea do vale do Lima para metro de superfície a ligar Viana do Castelo a Ponte de Lima, poderia constituir um excelente incremento turístico e uma melhoria da rede de transportes a reduzir o tráfego automóvel na estrada nacional. Mas, ao que tudo leva a crer, o rio Lima está em autogestão!...

Carlos Gomes disse...

Alguém é capaz de me esclarecer acerca da origem da pedra que foi empregue na construção dos passeios pedonais junto ao areal em Ponte de Lima?

Carlos Gomes disse...

Pelos vistos, ninguém é capaz de me esclarecer acerca da origem da pedra que foi empregue na construção dos passeios pedonais junto ao areal, em Ponte de Lima. Sucede que me constou que a mesma é proveniente das pedreiras da nossa região, mas não tenho a certeza!...