domingo, 6 de julho de 2008

Maluda




A certa altura descobri esta serigrafia exposta numa feira de usados em Coimbra. Rapidamente reconheci Ponte de Lima nesta panorâmica. Assinado pela pintora Maluda (1934-1999), imaginei que pudesse pertencer a uma série dedicada a vilas e cidades portuguesas. No site dedicado à sua vida e obra podemos verificar as características desta serigrafia que foi executada em 1978. Pertence à série "Paisagens 1976-1980"

Sobre Maluda:

Os quadros que pintava eram baseados principalmente nas cidades , nomeadamente na pintura de paisagens urbanas, janelas e vários outros elementos arquitectónicos. A notoriedade das suas obras pictóricas aparentemente mais simples (algumas utilizadas em selos oficiais por encomenda dos Correios portugueses), ao mesmo tempo que a promovia a uma das mais populares pintoras portuguesas das últimas décadas do século XX artístico português, também teve o efeito negativo de encobrir uma vasta obra de criação gráfica mais complexa.

Na sua carreira, Maluda efectuou 24 exposições individuais e está representada em vários museus, entre os quais os da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém mas também em várias colecções particulares em Portugal e noutros países.

fonte: wikipedia

Sem comentários: