terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Intervenção no Centro Histórico



A actual intervenção no Passeio 25 de Abril, Rua Inácio Perestrelo e Rua Dr. António Magalhães suscita leituras diversas. Embora o objectivo da obra contenha uma certa nobreza de princípios na medida em que pretende atribuir maior desafogo ao sistema pedonal do centro histórico melhorando a entrada na ponte medieval e desimpedindo as vistas para o rio a partir do Largo de Camões, assim como a dotação de melhores condições de esplanada para o comércio ribeirinho; a eliminação da banda de estacionamento existente poderá criar problemas a esse mesmo comércio a curto-médio prazo. É uma intervenção claramente vocacionada para os períodos de maior fluxo túristico e que dignificará o património da vila, no entanto, durante os restantes dias do ano será uma medida que acentuará a desertificação da vila que é já uma realidade gritante. Esta diminuição de lugares de estacionamento sem a criação de novos espaços é um sinal de que a autarquia continua a socorrer-se do areal como alternativa de futuro, adiando mais uma vez uma verdadeira intervenção neste espaço.

6 comentários:

100 Planos disse...

Parabéns pelo blog.
Como me disse uma professora de história da construção, que tive à bastantes anos na Coruña "se nós não tratarmos das nossas coisas, ninguém tratará..."
É um excelente trabalho este que aqui tem vindo a desenvolver.

100 Planos Arquitectura

andré rocha disse...

obrigado pela visita e pela motivação.

Anónimo disse...

Na verdade a verdadeira intervenção - espaço/areal - continua adida . Outro exemplo negativo - é o estado de abandono e degradação da nobre avenida dos plátanos . O seu trabalho é de grande pedagogia visual !

Rosa Costa - Pont6e de Lima

Anónimo disse...

Não me parece a intervenção mais acertada , é mais uma obra a avulso. O essencial fica por realizar - devolver o rio a todos os limianos . E esse é um problema de desenvolvimeno , progresso e modernidade . E continua adiado!
Quero também dizer-lhee que o seu blog nos ajuda a olhar Ponte de Lima com outra visão de espaços e cultura . Obrigado.

Carlos Lima

Anónimo disse...

É de extrema importância divulgar assuntos diversos acerca de Ponte de Lima, acho interessante a ideia do vosso blogue.
desde o inicio do ano andamos a desenvolver um, gostariamos que passasse por la e deixasse a sua marquinha, obrigado.

vem-conhecer.blogspot.com

monteiro disse...

Caro André mais uma vez de visita aoa seu blog e desta vez uma vez mais para concordar com as suas opiniões sobre a intervenção na frente ribeirinha, mas tambem para deixar um reparo que me parece estar a ser esquecido em toda esta intervenção. - onde serão feitas as cargas e descargas de mercadorias, que abastecem o comercio existente em toda aquela area comercial, pois parece-me que não está prevista qualquer local para esse efeito.
vamos por certo assistir à formação de interminaveis filas de transito, a estacionamentos em cima do passeio e a muitas cenas de perseguição policial aos distribuidores que tem necessidade de ai se deslocarem para efectuarem as suas descargas.