sábado, 29 de agosto de 2009

Nota

Tenho sido abordado pelo facto de pertencer à Comissão de Juventude da candidatura de Victor Mendes. Sempre assumi-me com uma postura independente em relação a partidos e foi desta forma que aceitei integrar esta comissão de aconselhamento. Nunca me privei de trocar impressões com qualquer elemento pertencente a algum partido da oposição sempre que me foram solicitadas, por acreditar que qualquer proposta que melhore a qualidade de vida em Ponte de Lima não deve ser patenteada por algum partido como se de um trunfo clubístico se tratasse. Todas as intervenções presentes neste blogue foram tratadas como "chamadas de atenção" ao executivo perante orientações com as quais discordo, elucidando o público para outras formas de agir, e sempre que possível apresentar soluções. As intervenções têm sido feitas a título pessoal , daí nunca ter sido um blogue ao serviço partidário. A minha postura tem sido ao serviço de uma Ponte de Lima melhor e aceitei o convite num espírito de aconselhamento perante causas em que acredito dentro da minha área de especialização. Em relação à política seguida por este blogue, devo acrescentar que, não deixarei de exercer o meu dever de cidadania opondo-me a determinadas estratégias seguidas pelo actual executivo camarário (caso do Bar do Arnado, areal, passeio e estatuária) e assim pretendo continuar até sentir legitimidade para tal e a minha consciência assim o ditar. Se me questionam se pertencer à comissão de juventude da candidatura do CDS/PP é compatível com a minha postura muito crítica em relação ao actual executivo, não será certamente incompatível com o desejo de contribuir para um concelho melhor, mesmo que para ter alguma voz tenha de assumir a integração num determinado grupo.

15 comentários:

Anónimo disse...

As comissões de juventude ou de honra não servem para acomselhamento nenhum, são apenas 'salas de troféus' de 'independentes' de outras areas que os políticos gostam de ter a embelezar as suas candidaturas. E são indiscutivelmente listas de apoiantes, neste caso por exemplo desse magnífico urbanista e arquitecto chamado Gaspar Martins! E o administrador deste blog fica muito mal na foto ao lado dele. Mas no fundo temos que compreender, em certas profissões quando se está a começar temos que estar de bem com a Câmara....

Anónimo disse...

Como colega de profissão do autor deste blog considero que o André tem prestado um óptimo serviço à sua terra mas sempre achei que era de uma enorme coragem a sua atitude e diria que poucos arquitectos correm esse risco devido às retaliações profissionais já que esta profissão lida inevitavelmente com o poder camarário. Felicito o autor do blog por estar a colocar as "mãos no fogo" por uma classe de arquitectos na qual eu me incluo. Por isso não estranho o caminho que o André escolheu entre ser um possível eterno arquitecto-teórico e opositor do regime com as suas consequências repressivas ou um arquitecto que pretende fazer obra pela sua terra. Infelizmente é assim que funciona o nosso Portugal profundo, é dificil ser completamente livre.

Paulo Ferreira-Coimbra

Anónimo disse...

Concordo com o último comentário, existe falta de liberdade em Ponte de Lima e um sinal disso é a quantidade de anónimos que em tempos de eleições não dão a cara enquanto criticam os partidos da oposição ou a câmara municipal em blog´s limianos. Ficariamos surpreendidos quando vissemos estes anónimos a correrem simpaticamente para cumprimentar algum membro da câmara que se lhes cruzasse na rua. É mais confortável viver assim por Ponte Lima.

Anónimo disse...

Não é bem a questão dafalta de liberdade que está em causa aqui porque certamente ninguém apontou uma pistola ao André para se transformar em apoiante do V. Mendes, Gaspar Areias e companhia. Das duas uma: ou ele caiu na esparrela porque lhe disseram que vai ser uma espécie de consultor dos iluminados da nossa Câmara e na verdade não lhe vão passar cartão, ou decidiu tratar da vidinha. Em qualque dos casos, nada a dizer, que ele é que sabe, é maior e vacinado. Mas para quem se habituou a ler este blog com respeito pela voz lúcida e independente, sobra uma imensa desilusão!

Anónimo disse...

Que desilusão. Há razões que a própria razão desconhece.

AQ. disse...

André é um jovem idealista.Um arquitecto que noutro país mereceria a atenção que merece.
Vive num meio mesquinho ,inculto,cerceado de falsidade.Quando o CDS escolhe para vice-presidente,caso vençam as eleiçoes uma figura , e não se trata de nenhum ataque pessoal,mas de constatar a realidade, como o vereador Gaspar Martins.Hoje,Ponte de Lima, bateu mesmo no fundo.Só um grande levantamento civico poderia salvar esta vila!...
AQ - Refois do Lima

Anónimo disse...

O André sempre colocou-se à margem de partidos e sempre lançou propostas válidas para o executivo e para a oposição simultaneamente. O último comentário parece tocar na ferida. Entre uma oposição desorganizada que provavelmente queria usá-lo e um CDS com um Gaspar Martins mas que talvez se tenham vergado perante a qualidade das suas propostas (ou então usá-lo da mesma forma). Olhando para um futuro com uma possível vitória do CDS, o André pode ser uma réstia de esperança. É um jovem que perante o fogo acalorado dos partidários, talvez queira apenas contribuir a impedir mais erros à falta de melhor partido. É alguém que ama a sua terra. Daqui a pouco mais de um mês voltaremos ao mesmo. Os partidos arrumam-se novamente na prateleira. Concordo com um movimento de cidadania a ser formado e quem sabe, estes espíritos livres que Pires Trigo fala e que não se inserem em partidos possam efectivamente ter o seu espaço.

Carla P.Alves disse...

No fundo as comissões de hora de apoio partidário ,servem de flor na lapela dos politicos.Pouco mais valem do que isso .
Mas o André- ainda é o melhor de todos que aparecem na fotografia.
Não o metam no mesmo saco da traficancia de influencias !!
Porque ele ainda é um jovem de principios!

Carla P.Alves 29 anos

Luis Pereira Quintela disse...

Concordo com a Carla, mas o arquitecto André deveria ter mais cuidado com as companhias .Essa gente ,há muitos anos , que s movem por um esquema de interesses e são os maiores responsaveis pelos atropelos que se comentem na nossa vila .
Luis Pereira Quintela

Fernabda Marinho disse...

Pires Trigo resolveu no seu boçal trigalfa.atacar o jovena arquitecto André Rocha ,por aparecer a dsar apoio ao Candidato do CDS , como se o jovem arquitecto, que nunca andou por partido nenhum, não pudesse ter a sua liberdade de escolha.Esta senhor , mediocre e recalcada ,não pára de insultar toda a gente que não pense pela sua estreita visão do universo.Embora vote à esquerda do PP ,neste caso,estou solidária com O André e que pelo seu trabalho na defesa da cultura pontelimense merece o nosso apreço.

Fernanda Marinho

trigalfa disse...

Esta senhora não deve saber ler. O que eu "ataquei", realce-se o melindre desta gente, foram os outros partidos por não saberem aproveitar uma pessoa como o André. Se ele cometeu algum pecado foi o de querer aparecer, mas isso não é crime. O que seria era se ficassemos desta forma privados da sau intervenção sempre apropriada e coerente. Quanto a fazer política não chega fazer comentários depressiativos nos blogs. A senhor deixe-se ficar com o seu espaço de cultura, de intervenção civica e política mas não faça juizos apressados.

Fernanda Marinho disse...

Sobre o ultimo comentário remeto as pessoas para o trigalfa 'Estamos antes do 25 de Abril' .Não desejo nenhuma polémica, até pelo nivel cultural do citado blog. Está lá o próprio esclarecimento. Se aquilo não é um ataque ? Eu não sei mesmo ler... aquele 'articulado' de portuguê .
Fernanda Marinho

Anónimo disse...

MAs não sabe mesmo, cara Fernanda Marinho.
Afinal estamos aqui todos a falar do mesmo e não vale tropeçar no pé que vai à frente.

Francisco Pereira disse...

Acredito que o arquitecto André Rocha não vai mudar de rumo por este apoio a Victor Mendes. Mas que bom seria , caso o CDS vença as autarquicas, que as suas edeias fossem aproveitadas para Ponte de Lima.Não se cometeriam tantos erros urbanisticos!
Francisco Pereira

Anónimo disse...

Cuidado André que de boas intenções está o inferno cheio. Não te esqueças que os "Altos Interesses do Município" trituram qualquer bom Samaritano. Por isso, mantém-te alerta e coerente. Noas