quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Arquitectura desaparecida em Ponte de Lima (IX)


Ponte de Lima, cerca de 1900
Foto: Emílio Biel

Esta fotografia de um dia de feira na vila é curiosa sobretudo pela exposição urbana do antigo Largo da Feira.
De reparar o casal que atravessa o rio no canto inferior esquerdo, denunciando o caudal diminuto do rio.

1 comentário:

Carlos Gomes disse...

Talvez não se trate de menos caudal mas do elevado assoreamento que sempre se verificou no rio Lima e que provocam a formação de um cabedelo - daí o topónimo! - junto á foz, em Viana do Castelo. E, em lugar de se regularizar as margens e construir um canal navegável que poderia ter inclusive interesse turístico e de lazer com a reabilitação dos ancoradouros, optou-se antes pela extracção desenfreada de inertes e a construção do açude. Não admira que, desde então, inúmeras mortes por afogamento se tenham registado no rio Lima.
Mas, a regularização das margens e a construção de um canal navegável que pudésse servir o regresso das embarcações tradicionais e as actividades náuticas implica o estudo das suas características hidrográficas. Como já sucedeu noutras ocasiões* daqui a muitos anos acabarão por dar-me implicitamente razão!

* A este propósito, ver as edições por volta dos anos 1982 e 1983, do jornal "Cardeal Saraiva" e a revista "O Anunciador das Feiras Novas" relativamente às ameias da ponte medieval e à instalação da Pousada da Juventude em Ponte de Lima.