




Imagens virtuais do 1º classificado no Concurso de Ideias para o Centro de Congressos e Parque de campismo de Ponte de Lima. Arq. José Manuel Carvalho Araújo
fonte: europaconcorsi
![]() | ![]() | ![]() |
Ponte de Lima vai integrar um projecto-piloto, a desenvolver em mais dois municípios portugueses, com vista à realização de um Cadastro Florestal. A intenção deste projecto passa por conhecer, num determinado território, quais as propriedades que existem e quem são os seus donos.
De acordo com o Secretário de Estado das Florestas, Rui Barreiro, esta é uma medida que, se resultar, pode vir depois a ser estendida a todo o Alto Minho. Rui Barreiro sublinhou a importância deste projecto-piloto, uma vez que a realização de um cadastro florestal é também uma reivindicação antiga da região. O primeiro cadastro será feito em Ponte de Lima. Uma ideia que, se resultar, poderá estender-se “de forma consolidada” a todo o distrito de Viana do Castelo. Refira-se que Ponte de Lima é, no distrito de Viana do Castelo, um dos concelhos onde o mundo rural, e a floresta em particular, assumem uma importância acrescida em termos económicos e sociais. Notícia: Geice |
Ponte de Lima, na sua estratégia de desenvolvimento assente na dinamização dos produtos locais, passou para o bronze algumas das actividades mais típicas colocando as obras a adornar o passeio ribeirinho que é um verdadeiro cartão de visita da velha vila.
Um dos monumentos mais recentes daquela marginal corporiza, em bronze, uma homenagem ao mundo rural, representando numa só peça um conjunto de actividades tradicionais no amanho da terra neste concelho que tem na preservação da paisagem uma das suas maiores valias ambientais.