domingo, 1 de janeiro de 2012

Arquitectura Desaparecida em Ponte de Lima (X)

Esta fotografia incluída na publicação de Adelino Tito de Morais "As primeiras fotografias de Ponte de Lima e Refoios) está datada com o ano de 1862 e apontada a autoria para o fotógrafo Antero de Seabra. Trata-se de uma perspectiva mais a norte da famosa fotografia de 1858 tirada a partir da Casa de Além-da-Ponte sobre a vila.

Esta fotografia acaba por não ser tão clarificadora como a mencionada anteriormente por focalizar-se a uma certa distância do casario, estando o fotógrafo preocupado em atingir a monumentalidade da ponte medieval com os seus arcos sobre o Rio Lima (facto não conseguido na fotografia de 1858).

No entanto, esta imagem revela alguns dados curiosos:

-O casario entre a Torre de S.Paulo e a Torre da Cadeia encontra-se praticamente consolidado e semelhante ao que chegou aos nossos dias com a excepção de pontuais ampliações de pisos e o rasgo da Rua Cardeal Saraiva.


-O actual Largo da Feira encontrava-se ainda com um desenho bastante irregular de casebres com saída de serviço para o Areal.

-A fotografia oferece uma visão mais transparente sobre a forma como a ponte medieval desembocava na vila, entre a denominada casa da Ponte (onde aparece a fachada sobre o tabuleiro da ponte) e a Capela de Nossa Senhora do Rosário. Esta capela tem um anexo provavelmente posterior e que apresenta-se em balanço sobre o areal com o apoio de um pilar quadrangular de dimensões generosas. Assim o anexo libertava na sua base um dos arcos mais estreitos da ponte possivelmente utilizado como passagem sobretudo em dias de feira.


-O Largo de Camões encontrava-se em fase de construção. Apenas reconhecemos o actual Prédio da Havaneza e o Prédio em gaveto do actual Café Rio Lima. Aparentemente vemos o remate dos arcos da feira que defrontavam o areal encostando-se à muralha.

-A fotografia dá uma visão sobre o Largo das Pereiras e Rua Formosa sem alterações relevantes em relação à época actual.


-Como era apanágio no séc XIX , sobretudo na pintura, em primeiro plano dava-se preferência à demonstração de certos costumes da época, neste caso a pesca desportiva, prática que tem vindo a ganhar alguns adeptos nos últimos anos.

Sem comentários: