quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Iluminação I






Nos últimos anos assistimos a uma crescente tradição que tem tido o apoio dos limianos; a colocação de iluminação nos vão das janelas da fachada ribeirinha da vila. De ano para ano é feito um “upgrade” onde novos prédios e janelas são adicionadas ao cenário.

O preocupante é esta instalação, que só é activada em período de festas, permanece o ano inteiro no local. De dia apercebemo-nos da quantidade de fios que percorrem e lâmpadas presentes nas fachadas para conseguir tal efeito. Atravessam de prédio em prédio, pelas torres medievais e de forma pouco rigorosa em relação ao desenho das janelas.

É lamentável, depois de todo o esforço de requalificação de fachadas no centro histórico assistamos na maioria dos meses do ano a este ruído visual. Ponte de Lima está novamente a precisar de uma “lavagem de cara”.

Com o sucesso desta iniciativa dificilmente a autarquia voltará atrás mas sugeria que se informasse acerca dos sistemas de iluminação que alguns centros históricos da Europa utilizam e onde empresas de “light designing” servem-se da cidade monumental como objecto para fazerem arte com as luzes e cujos sistemas de projecção se revelam mais discretos. De realçar que a iluminação nocturna consegue fazer maravilhas porque consegue esconder os erros urbanísticos que já se fazem notar à luz do dia.

E porque não realizar todos os anos, como acontece em Berlim um festival de luzes? Deixo aqui algumas imagens..

Berlim-Alemanha

(http://www.city-stiftung-berlin.eu/fileadmin/festival/bilder/illuminationen/illus_2006/altes_museum_01.jpg)


Fourviere-França

(http://www.bo.lyon-france.com/gallery_files/site_1/1790/MP_saone-fourviere_03a.jpg)

Sem comentários: