sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Um ano de blogue

Este espaço completou recentemente um ano de existência. A memória perde-se ligeiramente quando penso nas razões da sua criação. A minha experiência como "blogger" não era nova e quando criei o arquitectura e ponte de lima a minha opinião era a de que a criação de um blogue nem sempre é boa ideia porque a determinada altura poderemos sentir-nos aprisionados pelo seu temperamento exigente. No entanto a criação deste blogue foi impulsiva e envolvida por um espírito de urgência. A necessidade de expôr e denunciar situações que eram tratadas como fatalidades, mostrar que é possível fazer diferente, referenciar as soluções com casos de sucesso e o sentir que a minha profissão deveria ter um perfil mais interventivo estiveram na génese do blogue. Até então as questões de urbanismo ou arquitectura não eram suficientemente defendidas na sociedade limiana. O crescimento incorente das novas urbanizações sem que tragam novas valias na forma de usufruir esse espaço público aos olhos dos limianos tornou-se um das batalhas deste blogue. Batalha esta que já havia sido iniciada noutros blogues limianos, sobretudo o Ponte de Lima-Ideias e Opiniões de Nuno Matos e Parar para Pensar de João Carlos Gonçalves.
Numa outra vertente, o entusiasmo pelo realce do património de Ponte de Lima e até o avivar de exemplos de arquitectónicos algo esquecidos. A luta pela salvaguarda e sensibilização dos proprietários para uma arquitectura rural mal intervencionada, não por má fé mas por desconhecimento. A divulgação online da arquitectura moderna limiana assim como a antiga.
Desta forma considero positivo o balanço de um ano de blogue. Lançaram-se questões urgentes, discutiu-se urbanismo e arquitectura para não-arquitectos e ainda que os responsáveis pela gestão limiana ou proprietários em geral tenham aderido ou não às soluções propostas elas têm o seu valor como registo sempre acessível. Assim, o blogue manteve-se como estrutura independente e que, de forma apartidária, procurou dar o seu contributo (des)apaixonado para melhorar as condições urbanas da vila e consequentemente a dos limianos. A criação do blogue acompanha também o início de um percurso profissional e a constatação das dificuldades criadas pelo país aos jovens licenciados numa incapacidade de canalizar as suas energias. Se por um lado sentimos a dificuldade de espaço para nós na sociedade, também reconhecemos o nosso papel como cada vez mais urgente nas nossas cidades mal tratadas. Porém, a minha dedicação ao blogue procurou manter-se regular. O blogue continuará assim a assumir o seu espaço interventivo e cultural à medida que novos temas e ideias surjam. O que achava que poderia ser um tema algo limitado para um blogue sobre Ponte de Lima tem-se revelado infinitamente abrangente ao ponto de sentir que individualmente não consigo concretizar as várias ideias por falta de tempo para a necessária pesquisa. Desta forma, é um blogue aberto a todo tipo de contribuições que possam enriquecer o blogue. Obrigado aos leitores que fielmente acompanham as actualizações deste espaço e até mais um ano!

6 comentários:

TCA disse...

parabéns

Anónimo disse...

Parabéns !

andré rocha disse...

muito obrigado! obrigado pela visita.

JoCaBraGo disse...

Os meus mais sinceros parabéns. Foi uma lufada de ar fresco, de inovação e de especialização que chegou à blogosfera limiana.

Anónimo disse...

Parabéns, que muitos outros se sigam com a atenção e com a perspectiva acutilante e atenta que já nos habituou.

Anónimo disse...

PArabéns.