domingo, 20 de janeiro de 2008

Ponte


No fim da década de 80 a DGEMN (Direcção dos Edifícios e Monumentos Nacionais) patrocinou a reposição do pavimento original na ponte medieval assim como o seu encerramento ao trânsito automóvel. Julgo que o pavimento original teria uma estrutura bem diferente do colocado. As sarjetas de escoamento de águas pluviais não seriam certamente semelhantes às modernas grelhas de ferro colocadas. Marcando o fim da obra e a autoria para a posteridade, a DGEMN rasgou um negativo na guarda da entrada da ponte para aí cravar uma placa comemorativa. Atitude contraditória com a missão de preservação integral do património; missão desta instituição.

1 comentário:

trigalfa disse...

O olhar de um curioso será sempre visto como um olhar crítico. O olhar de um técnico, além de outras virtudes, tem necessariamente um efeito mais sólido pela sua consistência. Quem o contestar terá que aduzir razões do mesmo nível de exigência.
Além de concordar com as observações apresentadas, o que é irrelevante, é de louvar pôr a sua visão esclarecida à nossa dsiposição.