quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Lagoa"


A Câmara Municipal de Ponte de Lima colocará em funcionamento no próximo sábado a rede de bicicletas urbanas destinadas a turistas e munícipes. Os pontos de paragem localizados na quinta de Pentieiros, Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas de S.Pedro de Arcos/Bertiandos e no Mercado Municipal da vila. É uma óptima iniciativa que vem dar seguimento a uma política ambiental e de salvaguarda da paisagem. Estes pontos de paragem fazem crer à partida que o percurso incentiva mais um conceito de passeio turístico junto às margens do que propriamente uma ideia de uso quotidiano dentro dos limites urbanos e maioritariamente usado pelos limianos. Já defendi neste blog a "contaminação" das ecovias pelos eixos urbanos estruturantes da vila como a Avenida António Feijó, Via Foral D.Teresa e até um percurso pelo Monte da Madalena. Desta forma é de salutar a operação que está sendo levada a cabo na Avenida António Feijó dotando-a com ciclovias devidamente separadas dos automóveis. Estas ciclovias juntar-se-ão à recente intervenção ribeirinha e a partir daqui directamente ligadas às ecovias.
No entanto, se na Avenida António Feijó o uso de tinta azul florescente serve bem os propósitos, o mesmo não acontece na Avenida dos Plátanos. É com indignação que vejo o mesmo tratamento sobreposto ao pavimento longitudinal desta alameda. Todo o enquadramento paisagistico é afectado de forma gravosa por este ruído no pavimento. Se por um lado a Avenida dos Plátanos é por si só uma larga "ciclovia" desprovida de trânsito automóvel e perfeitamente apta ao convivio saudável entre peões e bicicletas sem necessidade de uma marcação tão clara de separação, a existir deveria ter sido devidamente desenhada com materiais que se integrassem de forma saudável no conjunto. As ciclovias em centros históricos exigem um tratamento mais sensível. Será que veremos estas linhas a prolongar-se pela recente intervenção no Passeio e Largo de Camões? Porque não previu esta intervenção as ciclovias no seu desenho?

2 comentários:

Nasci Maria disse...

Até vim cá ao teu Blogue ver se tinhas algo sobre isto. Vejo que estás atento :)

Também fiquei horrorizada quando vi hoje estas linhas a estragar a nossa inigualável Avenida!

Faço minhas as tuas perguntas.

Já agora parabéns pelo cartaz da AAPEL que está afixado à porta do Teatro Municipal e que ficou tal como disse inicialmente fantástico.

Parabéns mais uma vez e obrigada pela tua colaboração solidária em mais este nobre gesto de um Limiano que quer ver bem a sua Terra que afinal dizem que é Rica da Humanidade.

Fernando Sousa disse...

Quero dizer-lhe que gosto do seu blog -pela forma pedagógica como apresenta os seus argumentos .
Eu não tenho nenhuma má vontade contra o municipio de Ponte de Lima . Mas aquelas traços na avenida dos plátanos:ferem todo aquele espaço ! Provam falta de sensibilidade e( sem ofensa) pouca cultura !

Fernando Sousa