quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Musica Profana"



"Musica Profana
" é um projecto musical de Ponte de Lima em formação por Daniel Moreira e Catarina Lima e que se apoia fortemente no imaginário ancestral das lendas populares ou no período dos Descobrimentos e todo o misticismo que a poesia fomentou. Deixo uma breve descrição dos próprios:

O projecto Música Profana, oriundo de Ponte de Lima, nasce do desejo do seu fundador Daniel Moreira em aliar o Metal a elementos da música Tradicional e Folk. O peso caracteristico do Metal é cortado por sons de concertinas e gaitas de foles, assim como pela voz feminina. A baixa afinação proporciona uma base instrumental sólida que contrasta com as melodias e instrumentos agudos. Inteiramente cantadas em português por Catarina Lima, as canções baseiam-se em Mitos, Lendas e feitos históricos do povo português. O tema "Mostrengo" adaptado do poema de Fernando Pessoa (Mensagem) refere-se ao encontro mitológico que os nossos descobridores tiveram com Adamastor, já o "Mensageiro da Névoa" é inspirado no mito de D. Sebastião. "Pieira dos Lobos" é uma lenda da zona de Ponte de Lima e o "Canto do Poeta" (tema acústico) não tem qualquer base mitológica, podendo-se considerar uma homenagem à poesia.

2 comentários:

Luis Amorim disse...

O que nos diz é uma boa noticias .
Não existe nenhum projecto musical do género em Ponte de Lima .


Luís Amorim Ponte de Lima

Anónimo disse...

É um excelente projecto! Original e com identidade. Infelizmente não tem o apoio que merece... Reparem na onda de concertos que se vão realizar em Ponte de Lima... Onde estão os Grupos da nossa Vila? Todos os dias sintonizo a Rádio Ondas do Lima... Onde está divulgado este projecto ambicioso?

O rio do esquecimento dá cabo da inteligência de certas pessoas.